QUATRO (4) FORMAS DE CRITICAR LIVROS RUINS.
*Antes de tudo, quero dizer que este não é um guia para especialistas ou críticos literários no sentido mais lacto da palavra. Esta matéria é para aquele leitor ou escritor, que ao ler um livro que deixa a marca de ruim, faça sua abordagem, resenha ou critica, sem ser mau ou magoar o autor.
Livros ruins sempre existirão, quer na visão geral quer na opinião pessoal. E nenhum de nós, por mais talentoso que seja, está livre da imprevisibilida
1. EXPLIQUE PORQUE O LIVRO/TEXTO O DECEPCIONOU.
Como leitor, é normal criar expectativas. Porém, se as tuas não forem satisfeitas, explica educadamente. Não vai logo falando mal do autor. Fale por ti, por VOCÊ, pois é a TUA opinião. Destaca o porquê de teres ficado decepcionado. E neste aspecto é muito melhor dar exemplos específicos ou usar pequenas passagens do texto para dar suporte às tuas razões de decepção.
Por exemplo:
“Fiquei decepcionado com a sub-trama no capítulo sexto, pois embora o autor tenha elaborado bem os diálogos, a descrição longa e exaustiva do cenário só ofuscou o drama psicológico que a personagem vivia no momento, o que também prolongou e aborreceu a leitura desnecessariame
Nenhum autor sensato levaria uma afirmação desta para o lado pessoal. É crítico, mas educado.
2. EVITE FAZER SPOILER O MÁXIMO POSSÍVEL
Tudo bem, essa é difícil, temos que admitir! A resenha, opinião ou crítica em si, já é meio que um spoiler. Mas o objectivo é dar razões que apoiam a tua impressão negativa do livro e não desvendar o próprio livro. Neste ponto é bom também não falar sobre tudo que achaste ruim, seja razoável. Uma boa opinião crítica deve revelar os aspectos negativos sem fazer com que prospectivos leitores desistam de ler a obra. O livro pode ser ruim para ti, mas outras pessoas merecem ler e tirar suas próprias conclusões.
3. PENSE NO QUE O AUTOR QUIS TRANSMITIR, NÃO ESQUEÇA DE MENCIONAR AS PARTES BOAS E QUAIS PESSOAS GOSTARIAM DE LER O LIVRO.
A) Se o autor transmitiu a mensagem pretendida, menciona isso e dê credito a ele, vai fazer bem para todos. Se ele tentou se mostrar sábio ou inteligente demais por incluir detalhes técnicos desnecessários,
B) Todo livro tem seu lado bom. Pode não ser a trama, pode não ser a construção dos personagens, pode não ser o clímax e pode não ser a mensagem. Mas talvez seja a capa. Talvez seja a diagramação ou o estilo de letra usada. Talvez seja a introdução, talvez seja o epílogo. Ou até mesmo a epígrafe que no princípio pareceu cliché, mas no fim fez todo o sentido. Talvez ele fez boas reviravoltas ou usou lindamente as figuras de pensamentos ou até mesmo colocou alguns gatilhos psicológicos em lugares estratégicos. O ponto é, destaque o lado bom.
C) O livro é sobre vendas? É sobre cirurgias? É sobre relacionamentos
4. FAÇA SUGESTÕES.
Não é só criticar, precisamos ajudar. Uma critica, mesmo a mais negativa, precisa fazer o autor aprender e seus leitores fiéis desejarem ler o livro apesar da crítica. O objectivo não é matar o autor nem afastar o leitor. É expressar a tua opinião sobre o livro. São só as tuas opiniões e você não é a pessoa mais importante do mundo. Então, para os aspectos negativos que sublinhares, sugira como o autor poderia melhorar em cada um deles ou como poderia evitar “erros” da mesma índole nas próximas obras. E ele será livre de seguir ou não a tua sugestão. Só não deixa de fazê-las.
E então? Qual dos aspectos você mais gostou e qual deles pretendes aplicar mais? Existe alguma dica que gostarias de acrescentar nesta matéria? Escreva nos comentários!
Siga-nos também nas nossas redes sociais, clicando nos ícones na secção "siga-nos".
Sem comentários:
Enviar um comentário