Sete (7) coisas que escritores não devem fazer!


 

SETE (7) COISAS QUE ESCRITORES NÃO DEVEM FAZER!

Em qualquer arte, é perigoso afirmar o que se deve fazer e não fazer. A arte varia em muitos aspectos e o que funciona com um artista, pode não funcionar com outro. Mas como em tudo, há coisas que devem ser evitadas para se ter uma caminhada menos turbulenta na estrada da caneta. 

Seleccionamos sete dessas coisas que escritores fariam bem em evitar. Acompanhe-nos!

1. ODIAR ALGUÉM PELO FEEDBACK QUE DEU

Não existem textos cem por cento bons, o que significa que a tua crónica, o teu conto ou o teu livro pode ser amado por uns e odiado por outros. E se essa pessoa que odiou o texto se sentar para escrever uma crítica, coisas horríveis podem te ser jorradas sem piedade.

Aceite a crítica, filtre o necessário, descarte o resto e siga com a tua vida de escritor(a). Agir assim é mais benéfico para ti do que para o crítico.

2. SUBESTIMAR O BÁSICO DA ESCRITA

Não subestime a gramática, a ortografia e outras partes básicas da escrita como a pontuação. Podes ter um estilo excelente e uma retórica incrível. Todavia, se escreves MIM no lugar de ME, SÓ em vez de SOU ou MAS em vez de MAIS, já era! Editoras rejeitarão teus manuscritos, leitores se aborrecerão e acharás que todos são Haters.

3. SEGUIR TENDÊNCIAS

— Fulano escreveu um poema erótico? Xé, também vou mandar vir um!

Isso nem sempre sai bem. Você não sabe o que motivou o fulano a escrever aquele poema erótico. Você não sabe quantos artigos sobre o assunto ele leu nem quantas aulas audiovisuais assistiu então, não te emociones. Enquanto um escritor pode ser bom num determinado estilo ou forma, tu és em outra. Em geral, bons escritores não são aqueles que escrevem de tudo. Bons escritores são especialistas em uma área. Se especializar é melhor do que ser um FAZ-TUDO.

4. INVEJAR O SUCESSO DO OUTRO AUTOR

— Livro do "Antonho" tá pipocar yá!

— Mas o wi então escreve gato!

— Mas tá pipocar wey!

— É só porque tem bué'd seguidores. Eu escrevo mais que ele! Nigga escreve gato!

Pra quê só irmão? Deixa o 'Antonho' e a 'Antonha' desfrutarem do sucesso pelo trabalho por qual perderam tempo e dinheiro. 

Aceita e alegra-te. Mesmo que achares que escreves melhor, não invejes. Apenas continue aprimorando a tua escrita. Teu dia vai chegar. Amém igreja?

5. NÃO VIVER A VIDA REAL

Evite se trancar no mundo dos personagens, dos versos, das prosas. Saia da caixa de quando em vez.

Convide a namorada para um jantar, vá ao cinema com os amigos, à praia. Aproveite a saída com familiares e amigos para observar como as pessoas REAIS vivem e se comportam de modo a escreveres melhor. Seja um escritor mas não esqueça de viver!

6. TER MEDO DE DESCARTAR TEXTOS E PROJECTOS

Textos ruins podem ter dois destinos: a gaveta (até um dia ser melhorado) ou o saco de lixo (o cemitério dos textos ruins). Há histórias e poemas que são — em lato senso — ruins e não seriam apreciados pela grande maioria dos leitores. Os leitores betas sabem como isso é comum. Então escritor(a), ou melhoras o texto ou desista dele. Não tenhas medo. É melhor deitar fora um texto/projecto do que perder tempo a tentar consertar o inconsertável. Podes te frustrar.

7. DESISTIR

Escreva. É isso que os escritores renomados fazem: ESCREVER. Ponto final. Espera, ponto continuação. Desistir não é a opção certa neste ofício, J. K Rowling é quem te conta!

É uma luta difícil (ter que ser criticado duramente, rejeitado, excluído, discutir com o co-autor, discutir com o designer porque estragou a capa, descobrir que o Xico fez plágio, ser chamado de o louco que vive no mundo da lua, infantil — Alguns são mesmo infantis, não vamos nos mentir — mas não desista! Apega-te ao teu plano e caminhe com persistência!

• Conheces mais alguma coisa que os escritores fariam bem em evitar? Escreva nos comentários!

Siga-nos também nas nossas redes sociais, clicando nos ícones na secção "siga-nos".

Sem comentários:

Enviar um comentário